Home » Dicas e Tutoriais » Tutorial cartão de natal com Papai Noel utilizando Corel e Photoshop

Publicidade

Mais um natal está chegando e é momento de criarmos nossos cartões de natal e também de escolher os brindes que serão distribuídos para nossos clientes e amigos. Se você ainda não montou o seu cartão natalino, poderá então utilizar este tutorial para criar um cartão personalizado e ainda praticar as sua habilidades no CorelDraw e Photoshop.

Nós utilizamos o Corel pois é uma ferramenta popular, mas todos os passos do tutorial feitos neste software podem ser reproduzidos, sem problemas, em outro programa de edição vetorial, como o Illustrator, por exemplo.

A ideia principal do nosso cartão era de reproduzir uma imagem de Papai Noel montada com recortes de papel. A imagem foi vetorizada no Corel e todas as partes da ilustração foram exportadas para o Photoshop, onde os efeitos foram aplicados.

Então mãos à obra, e lembrando que ao final deste tutorial você encontrará o link para download de todos os arquivos utilizados em nosso cartão de natal.

Passo 1- Criando nossa ilustração de Papai Noel

Optamos por criar nosso próprio desenho de Papai Noel, para que nosso cartão ficasse ainda mais personalizado, para isso utilizamos uma mesa digitalizadora Bamboo. O esboço de nosso desenho não ficou, digamos, um exemplo de bom acabamento, mas como é apenas um guia para a vetorização das imagens, não nos preocupamos muito com o acabamento nesta etapa.

Desenho Papai Noel

 

Passo 2 – Vetorizando nosso Papai Noel

Após criar seu desenho, o próximo passo é importar a imagem para o CorelDraw, ou outro programa de edição vetorial, e começar a vetorizar a imagem. Um detalhe importante é que você deve vetorizar cada parte da ilustração em separado, pois quando exportarmos os vetores para o Photoshop, vamos aplicar os efeitos individualmente em cada parte do desenho. O ideal é utilizar camadas para facilitar o trabalho.

Tutorial cartão de Natal imagem 1

Passo 3 – Colorindo o seu desenho

Após ter seu papai Noel todo vetorizado, o próximo passo é colorir e retirar os contornos da ilustração.

Tutorial cartão de Natal vetor finalizado

Passo 4 – Exportando o Noel para o Photoshop

Agora que sua imagem já está vetorizada e colorida, precisamos exporta-la para o Photoshop. Se você optou por utilizar as camadas na construção do vetor, basta ir até o menu Arquivo/Exportar ou utilizar o as teclas de atalho Ctrl+E do Corel, escolher o formato de arquivo PSD (nativo do Photoshop), pois assim a imagem será exportada com a transparência no fundo e preservará as camadas, caso você tenha optado por utiliza-las. Caso você não tenha optado pelas camadas na construção da sua imagem, o trabalho será um pouco maior, pois você deverá separar todos os vetores que compõe a sua imagem e separa-los no Photoshop.

tutorial cartão Natal exportando vetor para Photoshop

Passo 5- Aplicando Efeitos à imagem no Photoshop

Após ter sua imagem já aberta no Photoshop com cada objeto em sua camada específica, vamos aplicar os efeitos desejados. O primeiro efeito será a sombra. Selecione a Camada e clique sobre ela com o botão direito do mouse, escolha Blending Options. Na próxima tela clique sobre Drop Shadow e configure conforme sua necessidade.

tutorial cartão Natal aplicando sombra

Com as sombras aplicadas à imagem, você poderá achatar todas as camadas que compões seu Papai Noel, deixando a ilustração em apenas uma camada.

No próximo passo, tentaremos dar a imagem uma textura de papel um pouco amassado, para isso vamos importar a imagem da textura e colocar a sua camada acima de todas as outras camadas da imagem, então só precisamos alterar o Blend Mode da camada para Multiply.

tutorial cartão Natal aplicando textura papel

Para que a textura ocupe somente a área da ilustração, clique sobre o ícone da camada do nosso Noel com a tecla Ctrl pressionada, assim criaremos uma seleção ao redor da imagem, depois inverta a seleção indo até o menu Select/Inverse e delete a área selecionada, retire a seleção utilizando as tecla Ctrl+D.

Passo 6- Finalizando nosso cartão de Natal

Agora que nossa imagem de Papai Noel já está pronta e com todos os efeitos aplicados, você poderá caprichar em um fundo para o cartão e aplicar mais efeitos para que seu cartão de natal personalizado fique com a sua cara.

Abaixo você pode conferir o resultado final de nosso cartão, e clicando na imagem poderá baixar todos os arquivos utilizados neste tutorial.

Cartão de Natal 2012 Gráfica e Brindes

Publicidade:

Share

Um Comentário para “Tutorial cartão de natal com Papai Noel utilizando Corel e Photoshop”